quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Criptografia e Vírus





O que é criptografia?

Criptografia (em grego: krptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação  pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia.Há dois tipos de chaves criptográficas:chaves simétricas (criptografia de chave única) e chaves assimetricas (criptografia de chave pública).
Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado. De fato, o estudo da criptografia cobre bem mais do que apenas cifragem e decifragem. É um ramo especializado da teoria da informação  com muitas contribuições de outros campos da matemática e do conhecimento, incluindo autores como Maquiavel, Sun Tzu e Karl von Clausewitz. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmos criptográficos que podem ser implementados em computadores.

Vírus

Em informática,  um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CD's, DVD's ou qualquer outro tipo dispositivo de armazenamento de dados. Uma outra maneira de ter um dispositivo contaminado, seria por meio de um Sistema Operacional desatualizado, sem as devidas correções de segurança que visam barrar o acesso indevido destes softwares maliciosos que tentam entrar nas máquinas via Internet.
Existem vários tipos de vírus, alguns assim que alojados na máquina, agem instantaneamente. Outros procuram por informações específicas e ainda há outros que permanecem ocultos em determinadas horas ou até mesmo por dias. Estes, geralmente, entram em execução em horas ou datas específicas.

Principais tipos de vírus de computador


Os vírus modernos se dividem em diversas categorias. Cada uma pode ter diferentes tipos de objetivos e técnicas de ataque. Entre as principais, destacamos:

 

Keylogger


O keylogger é um tipo de vírus que tem como principal objetivo capturar todas as informações que são digitadas no computador. Essa coleta de dados será permanente e todas as informações serão enviadas para o responsável pela distribuição do malware. Assim, é possível coletar dados como senhas de redes sociais, e-mails e cartões de crédito.

Ransomware


O ransoware é um dos piores tipos de vírus de computador da atualidade. Os ataques executados com esse tipo de malware podem causar grandes prejuízos para empresas, que vão de perdas de dados críticos a valores financeiros.
Além disso, enquanto o ataque estiver sendo executado, o estabelecimento não conseguirá executar suas atividades diarias que dependam do sistema de informática, o que torna vital o uso de técnicas para a prevenção contra esse tipo de ameaça.
O ataque de um vírus ransomware é feita por meio de um processo complexo de engenharia social. Os hackers enviam mensagens para os usuários de um sistema corporativo, simulando um conteúdo real e incentivando o download de um arquivo infectado. Após a abertura do arquivo, o software malicioso faz uma varredura pela rede da empresa, buscando brechas que permitam o acesso aos sistemas internos e dados privados.
Uma vez que essa etapa seja concluída, todas as informações disponíveis são criptografadas e o acesso aos dados é bloqueado.
Para que a empresa possa retomar as suas atividades, é exigido um pagamento (geralmente em bitcoin) de valor variável. E caso a empresa tente liberar o acesso aos seus dados sem o pagamento, comandos podem ser acionados para apagar os arquivos permanentemente.

 

Spyware


Spywares são softwares que possuem como objetivo capturar informações de usuários sem que eles tenham conhecimento. Assim como no caso de keyloggers, tudo o que for obtido é enviado para o distribuidor dos arquivos infectados.
Em geral, esse tipo de vírus de computador rastreia os passos de uma pessoa na internet e modifica o conteúdo de páginas para a exibição de publicidade que leve ao download de outros tipos de vírus de computador.
Essa é uma característica que leva os spywares para um nível maior se comparado ao keylogger.Além de capturar informações como senhas e números de cartão de crédito, eles também podem modificar configurações do computador e adicionar softwares adicionais.
A sua distribuição pode ser feita por meio de sites falsos, e-mails de SPAM e softwares legítimos, que são modificados e publicados em páginas que simulam sites famosos de distribuição de programas.

Worms


Os worms são uma variante de vírus que tornou-se famosa durante os anos 2000. São caracterizados pela alta capacidade de se replicarem em uma rede ou conjunto de computadores sem interação humana. Além disso, criam cópias adicionais de si mesmos dentro das máquinas em que estão armazenados, dificultando sua remoção completa.
Apesar de serem distribuídos por meio de técnicas tradicionais, como mensagens de spam e sites falsos, os worms ganharam força explorando falhas de sistemas operacionais (especialmente o Windows XP) que permitiam a execução automática de softwares por meio do autorun de pen-drives. Assim, sempre que uma unidade de armazenamento era conectada a um computador novo, o malware se instalava automaticamente no sistema.

Trojan Horse (Cavalo de Troia)


Os cavalos de troia estão entre as ameaças mais perigosas da rede de computadores. Eles se disfarçam como um software legítimo para que, durante a sua execução, outras ameaças sejam instaladas no computador do usuário.
Assim, explorando falhas do sistema operacional, o hacker pode controlar a máquina, obter dados pessoais e mesmo transformar o dispositivo em um integrante de uma rede zumbi (quando o computador realiza funções automatizadas e faz parte de uma rede criada para a execução de ataques direcionados).

Blended Threats


Também chamados de ameaças compostas, esse tipo de vírus de computador é uma combinação de vários códigos maliciosos que podem agir como um grande conjunto de vírus simultaneamente. Esse tipo de vírus de computador é capaz de se auto-reproduzir, capturar dados e permitir a instalação de outros malwares.
Esse tipo de software é distribuído por meio de e-mails falsos e pen-drives infectados. Diante de sua versatilidade, podem infectar um grande conjunto de aparelhos e sistemas operacionais.
Como se proteger

Gente, a tecnologia ajuda muito no dia a dia, mas é preciso estar sempre atento para não deixar o computador ser infectado por algum vírus e que pessoas desconhecidas acabem tendo acesso às informações pessoais. Além disso, os vírus podem afetar o desempenho do computador, deixando-o mais lento.
Antivírus
A primeira coisa que você precisa fazer é instalar um antivírus. Ele vai evitar que qualquer arquivo malicioso tente entrar no computador e avisa sempre que alguma coisa suspeita acontecer.
Esteja sempre atualizado
Outra coisa dica bem importante é sempre atualizar o computador, antivírus, navegador e programas que você usa atualizados. Quando uma empresa libera uma atualização de algum programa, significa que aquela nova versão é mais segura e corrige erros da versão anterior,tá?
Backup
Faça backups de arquivos pessoais importantes, como documentos, fotos e salve em um disco rígido externo, CD, pen drive ou algum serviço de armazenamento nas nuvens. Assim, você pode recuperar tudo caso tenha algum problema com o computador.

Cuidado com links desconhecidos

Nada de abrir e-mails de remetentes desconhecidos, em clique em links desconhecidos, pois eles podem estar infectados. Também procure acessar somente sites confiáveis e cuidado na hora de baixar arquivos de sites que você não conhece.
Se você quiser garantir, baixe o arquivo e peça para o antivírus escanear o conteúdo antes de abrir.

Senhas

Altere as suas senhas de acesso a e-mails, bancos, redes sociais e outros tipos de contas de tempos em tempos e não use a mesma senha para mais de uma conta, tá?

Fontes:

https://olhardigital.com.br/lu-explica/noticia/veja-como-proteger-o-seu-computador-de-virus/63965

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criptografia e Vírus

O que é criptografia? Criptografia (em grego : krptós , "escondido", e gráphein, "escrita" ) é o estudo dos p...